Inteligência Artificial
Poucas ferramentas em 2022 e 2023 causaram um impacto tão rápido e tão significativo para a produtividade quanto a popularização da Inteligência Artificial.
Fato é que, em 2024, espera-se que a IA esteja presente de maneira recorrente na criação de campanhas de Marketing altamente personalizadas — o que vai além da produtividade dos times, melhorando também a Experiência do Usuário.
Isso porque a Inteligência Artificial permite compreender o comportamento do consumidor em um nível mais profundo, enquanto acelera processos de produção de textos e artes, por exemplo.
E com os algoritmos avançados nas ferramentas de Marketing e CRM, as campanhas podem ser adaptadas, em massa, às preferências individuais. Desde recomendações personalizadas até conteúdo dinâmico.
Além disso, não posso deixar de reforçar que a IA otimiza a eficiência operacional. Ferramentas de automação são capazes de executar tarefas repetitivas, destinando o tempo dos profissionais de Marketing para outras questões.
Um exemplo disso é o direcionamento dos investimentos em Marketing, que exige compreensão sobre onde o público-alvo está ativo digitalmente. Isso também é possível com a IA!
Analisar dados em tempo real e identificar tendências nas preferências do consumidor tem ficado cada vez mais fácil e rápido.
Assim, os recursos são destinados a canais que geram resultados mais alinhados aos objetivos organizacionais — seja visibilidade, engajamento ou vendas.
Mas não é só isso! A evolução da IA também traz novas possibilidades, como:
- Análise preditiva: algoritmos de análise preditiva utilizam dados históricos para prever o comportamento futuro do consumidor, permitindo que as marcas antecipem necessidades, ofereçam soluções proativas e melhorem a eficácia das campanhas;
- Reconhecimento de imagem e vídeo: ferramentas de reconhecimento de imagem e vídeo possibilitam a personalização com base em elementos visuais. Anúncios, por exemplo, podem ser adaptados de acordo com as preferências identificadas;
- Segmentação dinâmica: algoritmos avançados ajustam continuamente os grupos de audiência com base no comportamento, em tempo real, garantindo uma segmentação mais precisa e personalizada;
- Automação de Marketing: permite a criação de jornadas do cliente personalizadas. Isso inclui a entrega de mensagens e ofertas específicas em momentos estratégicos, onde há maior possibilidade de engajamento e conversão.
Agora vamos a exemplos práticos de ferramentas de Inteligência Artificial?
A plataforma ChatGPT viralizou como uma das Inteligências Artificiais gratuitas mais intuitivas disponibilizadas na Internet até hoje.
Com apenas uma semana após a inauguração em 2022, mais de 1 milhão de usuários já haviam desafiado o robô de conversação com todo o tipo de pergunta e tarefa!
Tanto é que muita gente já está usando para acelerar a produção de conteúdos, auxiliar na programação de sites, e até para aprender coisas novas.
Usar o ChatGPT é fácil: você escreve uma pergunta, ou descreve o que precisa, e ele lista as informações para você como se alguém estivesse te explicando tudo de um jeito muito fácil de entender.
Você pode pedir ideias de produtos dentro de um nicho específico, uma lista de tópicos para conteúdos ou até um conteúdo completo.
As possibilidades são inúmeras, mas é preciso atenção: apesar de ser fascinante a ideia de criar conteúdos em um clique, para o Google, isso é trapaça.
O uso de conteúdos desse tipo, gerados com Inteligência Artificial, é considerado SPAM e há um combate por parte do buscador — especialmente em blogs. Então use com moderação!
Fora essa “pequena grande” ressalva, a ferramenta é espetacular e, principalmente a versão paga, pode agregar muito valor à sua operação de Marketing Digital!
Além da criação de textos, brainstorm ou aprendizado em geral, a IA tem sido amplamente usada para criação de imagens originais ou na otimização de imagens prontas.
A plataforma DALL-E 2 (criado pela mesma equipe do ChatGPT, a OpenAI) é capaz de criar imagens a partir de qualquer descrição que você dê para elas.